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O que o guardanapo do Subway nos ensina sobre o marketing

Os mais antigos sempre diziam “estou dando a minha palavra”, quando precisavam firmar um compromisso com algo ou alguém. Isso deve-se a algo em nosso comportamento muito apreciado na sociedade, a coerência e compromisso, ou seja, depois que tomamos uma decisão nos deparamos com aquela pressão de nos mantermos firmes em nossas escolhas.

Isso porque a incoerência é vista como um traço indesejado na personalidade de alguém, pessoas cujas crenças, palavras e ações não condizem são vistas como confusas e hipócritas.

👉🏻 Sabendo disso, fazemos de tudo para “manter nossa palavra” diante de um compromisso público, ou seja, é mais fácil cumprir uma meta, seja ela profissional ou pessoal, quando falamos para as pessoas. Uma mulher parou de fumar após enviar bilhetes declarando “Prometo a você que nunca mais fumarei um cigarro” para seus pais, amigos próximos e namorado.

🤔 No final da década de 90 o fundador do Subway, Fred DeLucca, colocava algo curioso nos guardanapos da rede de fastfood, “10 mil lojas em 2001”. Ao ser questionado do porquê de usar essa frase, o CEO respondeu “Se eu colocar minhas metas por escrito e torná-las conhecidas pelo mundo, estarei comprometido em alcança-las”. Ele não só alcançou a meta como superou. Em 2008, o Subway possuía mais de 28 mil lojas em 86 países.

📝 Sabendo dessa poderosa arma de influência humana, muitas empresas utilizam de campanhas promocionais em que as pessoas precisam escrever algo sobre a marca, como por exemplo, “Eu uso essa marca, porque…e concorra a prêmios”, para que firmemos compromisso com ela. Com certeza, já caímos muito nessas promoções.

Você já foi influenciado em manter sua coerência e compromisso? Quer firmar um compromisso público? Deixe nos comentários e marque seus amigos!

Fonte: Cialdini Robert B., Ph.D. As armas da persuasão. Rio de Janeiro. Editora Sextane, 2012.

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